Bairro Jardim Record – Taboão da Serra
- A história de Taboão da Serra começa por volta de 1910 quando um vilarejo chamado Vila Poá foi instalado nas margens dos córregos Poá e Pirajussara. No início eram poucas casas, a maioria chácaras que produziam batatas, cenouras e mandiocas, além de diversos pomares e algumas parreiras.
“Você andava e o sapato ficava preso na lama.”
O senhor Ary Dáu mora no Jardim Record há 50 anos. Veio do bairro do Cambuci, com sua esposa e uma filha de dois meses, em 8 de agosto de 1953. Quando aqui chegou, encontrou um bairro precário, sem iluminação, sem pavimentação: apenas uma escola de madeira e um único ônibus que saia do bairro do Ferreira para São Paulo, mas ele acreditava no local. Escolheu-o para morar e hoje contempla o progresso, “eu morei quatro anos sem luz elétrica. Era ferro a carvão, fogão a querosene. Eu saía com as estrelas e voltava com elas”, lembra Ary.
Segundo o nosso entrevistado, o bairro melhorou muito. As ruas de terra que nas épocas de chuva ficavam enlameadas e, nas de estiagem, empoeiravam, ganharam pavimentação. A dificuldade de comprar pão, não existia mais:
“Minha esposa Therezinha tinha que ir à chácara dos padres para comprar pão e leite, não tínhamos nenhum hospital, apenas a farmácia do senhor José Hataka, no centro do Taboão
”.
Os telefones e a energia elétrica foram as primeiras vitórias conquistadas pela entidade. “Existia apenas um telefone no bairro e ficava na chácara da dona Marie Rose. Ela nos atendia muito bem, mas na maioria das vezes, os cachorros não deixavam”..
Nenhum comentário:
Postar um comentário